Como Servir

Há certo ditado popular que afirma: “Quem não vive para servir, não serve para viver”. Em se tratando desse tema, a Igreja de Cristo é um lugar onde temos a oportunidade de servir a Deus e as pessoas.

Fomos salvos por Jesus não somente para ir para o céu, mas também para servi-lo na terra. De certa forma, servimos a Deus servindo as pessoas. E é especialmente na igreja local em que somos membros, que exercemos o ministério e os dons espirituais que recebemos de Jesus.

É óbvio que podemos servir a Deus fora do contexto da vida comunitária da igreja. Mas quando desenvolvemos algum ministério ou serviço no contexto da comunidade cristã, estamos colaborando para o crescimento dos nossos irmãos na fé e daqueles que se achegam à igreja buscando todo tipo de ajuda. Em razão disso que Paulo demonstra que os dons, serviços e realizações que Deus opera através de nós sempre é “visando a um fim proveitoso” (I Co 12:7).

Quando trabalhamos juntos, uns pelos outros, somos mais fortes. É por isso que encontramos tantos “uns aos outros” no Novo Testamento: aconselhai uns aos outros, ajudai uns aos outros, admoestai uns aos outros , orai uns pelos outros, amai uns aos outros, perdoai uns aos outros…

Infelizmente tem muita gente em busca de cargos, títulos e posições para servir a Deus. Porém, não precisamos de títulos para servir a Jesus e as pessoas. Precisamos sim, da presença, da capacitação, da direção e do fruto do Espírito Santo em nossas vidas (I Co 12:4-7; Gl 5:22, 23).

A ideia e propósito que Jesus tem a respeito de sua igreja, não é um lugar aonde as pessoas vão para serem servidas, mas uma comunidade espiritual na qual seus membros servem uns aos outros em amor.

Foi essa a mensagem que Jesus quis transmitir na dramatização de lavar os pés dos seus discípulos. Após fazer isso, Jesus disse a eles: “Vocês me chamam de ‘Mestre’ e de ‘Senhor’ e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz” (Jo 13:13-15).

Deixe uma resposta